Restauração e Pintura de Fachadas

Como realizamos o processo de pintura de fachadas?

1) Faremos uma lavagem de todas as superfícies a serem pintadas.

2) Repararemos as trincas e rachaduras.

3) Lixaremos os reparos feitos.

4)  Faremos um selamento de toda a fachada.

5)  Somente após realizarmos todos as etapas anteriores é que faremos a pintura. Que geralmente é feita em duas a três demãos.*

6) Realizaremos uma limpeza pós obra.

* Caso seja possível utilizarmos o sistema de pintura AIRLESS, geralmente apenas uma demão é suficiente para uma cobertura ideal.

Tratamento de Fissuras

As fissuras são pequenas aberturas que afetam a pintura e o revestimento, sem danificar a estrutura, mas que permitem a passagem de água, favorecendo o crescimento de bolores. Deve-se ter muita atenção na evolução da sua espessura e profundidade, pois elas podem vir a se tornar trincas, que por sua vez, atingem a estrutura da parede, e trazem riscos à segurança do imóvel. 

Podemos ter diversos motivos que causam fissuras, trincas e rachaduras como um concreto de má qualidade, vibrações causadas por pelo tráfego de veículos nas proximidades, elevadores, obras em locais próximos, deformações no subsolo da construção, seja por excesso de peso ou reflexo de construções vizinhas malfeitas, erosões, vibração ou inundação do terreno. 

E justamente por causa dessa variedade de possíveis causas,  existem diferentes formas de correção e dificilmente a mesma solução é aplicável em todos os casos.

Fazemos o tratamento de todo o tipo de fissuras.

Hidrojateamento de Fachadas

A fachada de um edifício, comércio ou indústria é o nosso primeiro cartão de boas vindas. Se não estão limpas e bem cuidadas, elas não transmitem uma boa sensação de bem-estar aos moradores, muitas vezes passando a impressão de descaso e deterioração física a quem olha. Além disso, a limpeza de fachadas ajuda no monitoramento correto das estruturas dos edifícios, pois estes elementos ficam expostos aos agentes presentes no ambiente como fuligem, chuva ácida e substâncias cáusticas, que danificam os componentes estruturais com o tempo.

Para a limpeza de fachadas, a solução ideal é o hidrojateamento. Este processo é feito usando jatos de água em alta pressão para promover a retirada da sujeira incrustada na superfície. É um processo seguro que promove a limpeza sem fazer uso de quase nenhuma química, sendo ecologicamente correto e não causando dano algum as superfícies onde o hidrojato é aplicado.

Após a limpeza total, conseguiremos detectar possíveis problemas no rejunte e a presença de trincas que poderiam provocar a queda do revestimento.

Impermeabilizações de Construções

A impermeabilização é um processo vedação ou selagem de materiais porosos usados na construção civil. É utilizado para solucionar os problemas ocasionados por infiltrações em lajes, paredes, coberturas, aberturas, muros, entre outros.

Caso esta etapa não tenha sido feita corretamente, provavelmente a estrutura sofrerá com patologias como bolor, oxidação, manchas e deterioração.

As áreas que podem receber impermeabilização são:

  • fundações
  • terraços, lajes e coberturas planas
  • pisos molháveis, como os áreas de serviço e cozinha
  • reservatórios de água e piscinas
  • paredes que recebem chuva ou por onde a água escorre
  • calhas de águas pluviais
  • soleiras de portas 
  • peitorais de janelas

Impermeabilizar é uma forma de se precaver dos problemas antes mesmo de aparecerem. Impedindo assim maiores intervenções e transtornos na obra, o que custaria mais retrabalho e maior investimento.

Inspeção de Engenharia Predial

A inspeção de engenharia predial é um processo de levantamento de informações, vistorias, constatação e classificação das irregularidades, anomalias, vícios e falhas existentes na edificação. É recomendado que a vistoria inclua os seguintes sistemas construtivos: estrutura, impermeabilização, instalações hidráulicas e elétricas, revestimentos externos em geral, esquadrias, revestimentos internos, elevadores, climatização, exaustão mecânica, ventilação, coberturas, telhados, combate a incêndio e Sistema de Proteção contra Descargas Elétricas (SPDA).

Mas porque fazer uma inspeção predial? Podemos dizer que em muitas cidades, a existência de planejamento e  manutenção de prédios residenciais e comerciais se faz obrigatório por lei, e deve ser atualizada de tempos em tempos, mas não é só isso, visa também a prevenção de possíveis riscos com relação à segurança das pessoas e dos sistemas construtivos.

A MSI Engenharia elabora um  laudo completo de inspeção predial com relatório fotográfico detalhado,  comentários técnicos e conclusões finais, sempre em consonância com o disposto na NBR 16747 – ABNT.

Construções de Casas

A MSI Engenharia faz todas as etapas de uma construção, desde o estudo de viabilidade do projeto, planejamento, execução e gerenciamento de obra executivo até o acabamento final, temos a solução ideal para construir ou reformar seu ambiente, seja ele um empreendimento residencial, comercial ou industrial. 

Faremos todos os estudos de custos da construção, estudo do local, para que tudo esteja dentro do cronograma esperado.

Desenvolvemos todo o planejamento executivo. Todas as plantas são desenvolvidas para dar mais praticidade ao projeto, como: Planta Elétrica, hidráulica e as plantas baixas.

Trabalhamos em parceria com escritórios de arquitetura e construtoras, compondo um grande time de profissionais experientes e especializados nas atividades da Construção Civil.

Para informações ou orçamento, ligue e fale com a nossa equipe.

Reformas em Condomínios

Reformas de espaços condominiais necessitam de processos customizados, pois sabemos das dificuldades enfrentadas pelos síndicos para lidar com as várias questões administrativas e de convivência com os moradores, pois em muitos casos os espaços precisam ser parcialmente ou integralmente interditados.

Nossas equipes são especializadas em construção e reformas de espaços coletivos. Atuamos para garantir a segurança e o conforto dos moradores, trabalhadores ou visitantes durante todo o período de readequações no local.

Um ponto importante a ser destacado é que em muitos locais, os condomínios são obrigados por lei a terem um plano de manutenção predial e realizar constantemente as correções ali previstas. Inclusive existe um projeto de lei nacional tramitando no senado (PLC 31/2014) que visa estabelecer as políticas e obrigatoriedades relacionadas as manutenções prediais. Para mais informações sobre esta lei visite o site do Senado Federal.

Entre em contato conosco para conhecer todas as soluções que podemos oferecer ao seu condomínio.

Elétrica e Hidráulica

É preciso estar atento a importância da manutenção em instalações elétricas, hidráulicas e hidrossanitárias, pois muitas vezes emendas mal feitas e materiais de baixa qualidade são constantemente grandes responsáveis por desperdício de água e energia e em casos mais graves de acidentes como incêndios, dentre outros. 

As instalações elétricas são perigosas de serem mantidas sem uma manutenção adequada devido a não ser possível visualizar a corrente elétrica. Um  disjuntor de uma instalação protege a fiação/condutores da corrente que por ali passa e do calor que ela gera. Um disjuntor com capacidade de condução de corrente maior que a que o condutor suporta pode levar o condutor a se fundir, provocando um curto-circuito o que pode gerar um incêndio. Fios de tamanhos não adequados para específica instalação também se caracterizam como riscos.

Já as instalações hidráulicas são essenciais por abastecer pontos de consumo de água, como torneiras, vaso sanitário e chuveiro, coleta de esgoto, destinação da água pluvial e distribuição de outros líquidos e gases, como gás natural encanado (GN). Essas instalações, geralmente são redes de tubulações interligadas por meio de dispositivos rosqueados, reservatórios de água e pontos de distribuição com o objetivo de transportar, armazenar e coletar fluidos diversos.